segunda-feira, 15 de junho de 2020

Aula de Educação Física - 8º Ano - 15/06/2020



Aula de Educação Física - 8º Ano - 15/06/2020

Conteúdo: Dança

A dança na escola

A dança é, sem dúvida, uma das maiores catalisadoras da manifestação e expressão do movimento humano. No âmbito educativo, ela é pedagógica e ensina tanto quanto os esportes, jogos e brincadeiras. A dança pode (e deve) ser usada como meio de crítica social para o questionamento de valores preestabelecidos, padrões repetitivos e modismos, como, por exemplo, as coreografias com fortes apelos sexuais, que aparecem incessantemente em programas de TV.
Além disso, a dança, como processo performativo, está ligada à estética e à plástica, podendo trabalhar não apenas com o movimento, mas com sensações e sentimentos. Quem não se emociona ao acompanhar um espetáculo de dança? Seja clássica — como o balé —, popular — como a "dança de rua" — ou folclórica — como a chula, o fandango, o forró e o baião —, a dança é um forte estímulo de percepções sensoriais. Ritmo, sonoridade, visão e expressão são capacidades levadas ao extremo nessa prática corpórea.

Diante do texto, responda as seguintes questões em seu caderno:

1 – Quais são as danças que costumam ter mais visibilidade na Tv e redes sociais? E na sua opinião, por que elas são as escolhidas?

2 – Como você acha que as pessoas têm enxergado a prática da dança na atualidade?

3 – Na sua opinião existe preconceito com os indivíduos do sexo masculino que utilizam a dança como meio de expressão corporal? Se sim, por que isso acontece?

4 – O que você pôde entender a respeito da leitura do texto?

Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AULA 03 DE INGLÊS 7° ANO (4° BIMESTRE).

EEF. ANTÔNIO CÉSAR DE MENESES. AULA DE INGLÊS 7° ANO. 4° BIMESTRE. OBJETO DE CONHECIMENTO: PARTS OF THE HOUSE. Ø   ORIENTAÇÕES: I....