Aula de Educação Física - 8º Ano - 15/06/2020
Conteúdo: Dança
A dança na escola
A
dança é, sem dúvida, uma das maiores catalisadoras da manifestação
e expressão do movimento humano. No âmbito educativo, ela é
pedagógica e ensina tanto quanto os esportes, jogos e brincadeiras.
A dança pode (e deve) ser usada como meio de crítica social para o
questionamento de valores preestabelecidos, padrões repetitivos e
modismos, como, por exemplo, as coreografias com fortes apelos
sexuais, que aparecem incessantemente em programas de TV.
Além
disso, a dança, como processo performativo, está ligada à estética
e à plástica, podendo trabalhar não apenas com o movimento, mas
com sensações e sentimentos. Quem não se emociona ao acompanhar um
espetáculo de dança? Seja clássica — como o balé —, popular —
como a "dança de rua" — ou folclórica — como a chula,
o fandango, o forró e o baião —, a dança é um forte estímulo
de percepções sensoriais. Ritmo, sonoridade, visão e expressão
são capacidades levadas ao extremo nessa prática corpórea.
Diante
do texto, responda as seguintes questões em seu caderno:
1
– Quais
são as danças que costumam ter mais visibilidade na Tv e redes
sociais? E na sua opinião, por que elas são as escolhidas?
2
– Como
você acha que as pessoas têm enxergado a prática da dança na
atualidade?
3
–
Na sua opinião existe preconceito com os indivíduos do sexo
masculino que utilizam a dança como meio de expressão corporal? Se sim, por que isso acontece?
4
–
O que você pôde entender a respeito da leitura do texto?
Bons
estudos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário