EEF. ANTÔNIO CÉSAR DE MENESES.
AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA. 9° ANO. 3° BIMESTRE.
OBJETO DE CONHECIMENTO: ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA: MODALIZAÇÃO.
PROFESSORA: ALDINEIDE TEIXEIRA.
DATA DE REFERÊNCIA: 23/09/2020
VAMOS RECORDAR?
Já vimos o que é um período composto e estudamos o período composto por coordenação, inclusive as conjunções que introduzem as orações coordenadas e as relações que estabelecem com as demais orações. Vimos também o que são orações subordinadas e começamos a estudar alguns tipos delas. Agora, vamos ampliar esse estudo.
As orações subordinadas substantivas são aquelas que desempenham o papel de substantivo na frase.
Elas podem exercer as funções sintáticas de sujeito, predicado, complemento nominal, objeto direto, objeto indireto e aposto. Vale lembrar que as orações subordinadas são orações dependentes, uma vez que para terem o sentido completo, possuem uma relação sintática com outra.
Vejam esse exemplo: Sonhei
Que estava sonhando
Um sonho sonhado
O verbo sonhar é um verbo transitivo. Verbos que se classificam dessa forma precisam de complemento.
Estudamos em aulas passadas, que orações como essas, que exercem um papel sintático em relação à oração principal são chamadas de orações subordinadas substantivas.
Ø IMPORTANTE SABER!
A modalização é um recurso de linguagem por meio do qual um usuário da língua marca seu texto a fim de posicionar-se sobre o conteúdo do que fala, expressando uma avaliação sobre o que diz, considerando-o verdadeiro ou duvidoso, por exemplo: Para modalizar o que diz no texto escrito ou oral, o falante recorre ao uso de advérbios, adjetivos, verbos, aumentativos, etc., procurando deixar explícita ou implícita sua posição diante do que fala.
Assistam ao vídeo abaixo para melhor compreensão do conteúdo estudado.
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