EEF. ANTÔNIO CÉSAR DE MENESES.
AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA 9° ANO. (3° BIMESTRE).
OBJETO DE ESTUDO: PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO. (PARTE I)
DATA DE REFERÊNCIA: 02/09/2020
Período composto por subordinação... Ao falarmos sobre esse assunto, a primeira noção que necessariamente deve nos ocorrer é a de que se se trata de um período composto é porque há mais de uma oração e, consequentemente, se está relacionado à subordinação é porque existe uma relação de dependência entre as orações que o compõem.
Tal dependência é manifestada pela função sintática que um determinado termo de uma oração exerce sobre a outra. Ao analisarmos o enunciado que se segue, teremos condições de compreender na prática o que essa afirmativa revela-nos.
Assim, vejamos: Quis que as encomendas fossem entregues pessoalmente.
Constata-se que a segunda oração carrega em si um termo sintático referente à outra (que no caso é a primeira), ou seja, o termo em destaque representa o objeto direto do verbo querer, haja vista que “quem quer, quer algo”. Dessa forma, por demarcar essa dependência com a primeira oração, ela é denominada de subordinada.
*Tendo em vista a função que exercem, as orações subordinadas classificam-se em subordinadas substantivas, adjetivas e adverbiais.
* Orações subordinadas substantivas
Exercem as funções próprias de um substantivo. Perceba:
Esperamos a sua volta. Temos que “volta”, nesse caso, representa o núcleo do objeto direto referente ao verbo “esperar”. Este pode ser substituído por uma oração com função sintática equivalente, ora manifestada por:
Esperamos que você volte. (a sua volta)
ATENÇÃO! O termo em destaque caracteriza uma oração subordinativa substantiva.
De acordo com a classificação, as substantivas subdividem-se em: subjetivas, objetivas diretas, objetivas indiretas, completivas nominais, predicativas e apositivas, podendo também ser conectivas, justapostas ou reduzidas.
*Orações subordinadas subjetivas
Atuam como sujeito do verbo da oração principal:
É
essencial que você compareça à reunião.
Or. subord. substantiva subjetiva
*Orações subordinadas adjetivas
As orações subordinadas adjetivas desempenham a função própria de um adjetivo (adjunto adnominal e aposto explicativo, em algumas circunstâncias). Pelo fato de acrescentarem ao substantivo, ou ao pronome de outra oração, uma ideia mais importante ou menos importante, classificam-se como restritivas e explicativas. Tais orações são sempre representadas por pronomes relativos, ora demarcados por “que, o qual, a qual, cujo, cujos, os quais, as quais”, etc.
Adjetivas restritivas
São aquelas que restringem o sentido do termo anterior, individualizando-o:
A garota que passava naquele momento socorreu-me.
Temos que o termo em destaque representa a oração subordinada adjetiva restritiva por fazer referência àquela garota em especial – a que passava naquele momento.
Adjetivas explicativas
Caracterizam-se pelo fato de realçarem ou ampliarem dados referentes a um termo anterior, significativamente expresso:
Rio de Janeiro, que é considerada a cidade maravilhosa, oferece distintas atrações turísticas.
Contatamos que o termo demarcado entre vírgulas representa a oração subordinada advérbio
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário