Aula de Educação Física - 7º Ano - 25/05/2020
Conteúdo: Esporte
Leia o texto a seguir:
RISCOS E BENEFÍCIOS DA PRÁTICA ESPORTIVA
A prática de uma modalidade esportiva não é sinônimo natural de resultados os benéficos à saúde e à qualidade de vida. Ela pode se tornar educativa e saudável quando valoriza a inclusão, respeita os limites psicológicos e fisiológicos dos praticantes e ensina a evitar lesões. Entretanto, a prática esportiva também pode trazer consequências indesejáveis, seja pelo desgaste físico ou psicológico excessivo, pela vivência de insucessos ou da exclusão, ou pela experimentação de valores contrários a uma ética cidadã.
O potencial educativo e saudável do esporte só se concretiza numa vivência em que princípios sociais/éticos (inclusão; cooperação; solidariedade; ludicidade; co-educação dos gêneros) e fisiológicos (sobrecarga; freqüência, individualidade biológica), entre outros, são norteadores da prática esportiva.
Existem formas de praticar as diferentes modalidades que de fato contribuem para melhorar a qualidade de vida dos sujeitos porque reduzem os riscos e intensificam os benefícios físicos, psicológicos ou sociais.
Entre os possíveis benefícios da prática esportiva, podemos citar: ampliação das opções de lazer, formação de grupos de amizade, melhora da condição física, vivência de situações lúdicas, melhora da auto-estima. Para potencializar os benefícios fisiológicos da prática esportiva, o sujeito deve realizá-la de forma contínua, com uma frequência de pelo menos três vezes por semana, numa intensidade compatível com a sua condição física e idade. O praticante deve ainda ser orientado com relação aos cuidados com a roupa, com o tipo de calçado e com a hidratação constante em dias quentes. Além disso, fazer procedimentos de aquecimento e alongamento recomendados antes e depois de uma prática esportiva mais intensa.
Os benefícios sociais da prática de esportes podem ser obtidos se essa prática for alicerçada em regras e normas que valorizem o rodízio de jogadores; incluir independente do nível técnico; adequar as regras oficiais aos interesses e habilidades dos praticantes.
Os problemas relacionados à exclusão, violência simbólica, diminuição da auto-estima, podem também ser intensificados se a prática valorizar demais os resultados esportivos, se e for realizada num clima de cobrança ou de pressão contra erros e se não coibir os xingamentos e as expressões desrespeitosas entre os jogadores.
Com base na leitura do texto, responda as questões a seguir:
1 - De acordo com o texto, de que forma a prática esportiva se torna educativa e saudável?
2 - Em que momento a prática desportiva pode trazer consequências não desejadas?
3 - Quais os possíveis benefícios da prática esportiva?
4 - De que forma podem ser potencializados os benefícios fisiológicos da prática esportiva?
5 - O que você compreendeu sobre a leitura do texto acima?
Bons estudos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário